Mitos do aquarismo - Alimentos Vivos

Alimentos Vivos são a melhor opção?

Alimentos vivo é o tipo de tópico cheio de desinformação, informação parcial, e de modo geral algo que você deveria pensar muito se vale a pena, antes de se aventurar a oferecer alimentos vivos. 

Alimento vivo e o aquarismo. 

Criadores vão afimar isso sem nem piscar, e você provavelmente vai encontrar uma série de vídeos, inclusive de cientistas, falando sobre os benefícios da alimentação viva.

O que todos eles esquecem de dizer é que você precisa levar a sério a crianção da alimentação viva também. 

Eu crio guppies (lebistes) e é um fato: é preciso oferecer alimentos vivos para alevinos para que eles cresçam saudaveis e apresentem boas caracteristicas - e até mesmo sobrevivam a juventude. 

Mas eu preciso garantir que o que eu ofereço é saudável. 

Problemas com alimentos vivos

Agora vamos supor que você tem um Oscar. E compra toda semana um monte de peixes destinador a alimentação. Via de regra, você vai comprar um monte de peixinhos muito baratos, conhecidos também como "feeder fish". Qual a situação desses caras?
  1. Peixes mantidos como alimentação viva normalmente ficam em aquarios super lotados;
  2. Esses peixes não recebem a melhor alimentação do mundo - e muitos deles morrem de fome, porque são muitos, e em uma loja, normalmente ninguém vai ficar olhando para ter certeza que todos comeram (até porque, os aquarios são lotados);
  3. Muitas vezes você vai ver peixes mortos, doentes ou morrendo (em algumas lojas, você vai ver isso em aquarios de peixes ornamentais também). 
  4. Quando um peixe morre, eles dificilmente serão retirados, e vão "sumir" no aquário: outros peixes vão comer os mortos, o que é bem normal. 
Tendo esses pontos em vista, qual a realidade desse alimento vivo:
  1. Super lotação é causa para doenças e parasitas internos e externos;
  2. Se os peixes do tanque comem os mortos: se aquele peixe tinha algo não muito bom, o outro peixe pode agora, portar aquela doença ou parasita.
A mesma coisa acontece com outros alimentos vivos. Ao serem mantidos em péssimas condições, eles podem causar doenças ou simplesmente fazer seu peixe passar mal. 

E particularmente, eu acho cruel criar peixes em situação precária. Alimentação viva é parte do hobby, mas criar um monte de peixes de maneira porca meio que vai contra os princípios do hobby. 

Vale a pena oferecer alimentos vivos para peixes?

Vale a pena se você conhecer um fornecedor de confiança ou criar seu próprio alimento vivo. 

Aquaristas que curtem Jumbo

Criem os peixinhos. Ainda que eu crie guppies, qualquer livebearer (guppy, platy, espada, molly) serão boas opções: eles crescem rápido, a reprodução é rápida. 

Não lote o tanque, e não deixe que a colonia caia em muita consanguinidade: seus peixes precisam ser saudaveis para não contrairem doenças (e acabarem sendo um veneno para os seus jumbos). 

Existem outras opções dificeis de encontrar por ai, mas você acha:
  1. Bloodworms;
  2. Insetos;
Se você tiver dificuldades, tente procurar fornecedores para donos de répteis ou aranhas. 

Aquaristas de médios a pequenos

Como comentei, eu crio lebistes. Eu tenho em casa artemias (para os adultos) e nauplios de artemias (para os alevinos). 

Algumas pessoas também criam vermes do vinagre, dafinias, etc. 

Eu recomendo criar em casa, em uma dessas caixas organizadoras de plástico (fácil de limpar, fácil de mover, fácil de manter). Não importa qual você decida criar, lembre:
  1. Ofereça boa alimentação - o alimento precisa estar saudavel para que o seu peixe fique saudavel também. 
  2. Mantenha a crianção em condições de limpeza.
  3. Retire individuos mortos na hora, e não ofereça individuos que morerram aos seus peixes. 
  4. Fique atento a criação, como você é atento ao aquário.
  5. Fique atento as condições necessárias para promover a criação: além de limpo, eles precisam de um ambiente propício para se desenvolverem.
  6. Super lotar não é uma boa idéia. Se você socar um monte de individuos em um local  (pessoas em uma casa, peixes em um aquario, cachorros em uma casa, etc), você vai ter problemas. 

Opções para alimentação viva

  1. Ração de qualidade - especialmente se você não tem tempo, espaço ou paciência. 
  2. Alimentos vivos congelados comerciais - você encontra algumas empresas que comercializam o alimento vivo congelado. 
  3. Alimentos vivos desitratados - eu já encontrei dafnias nessa catgoria. Os peixes gostaram muito e é uma excelente fonte de proteina. 
  4. Papinha - você pode preparar papinha para seus peixes. Cada espécie tem necessidades diferentes (por isso se você decidir "cozinhar", procure receitas indicadas para os peixes que você tem em casa);

Cada uma dessas opções tem prós e contras. Antes de tentar alimentar seus peixes algo que não seja ração, converse com outros aquaristas e pondere se o seu tempo, espaço e pacienência estão de acordo com a nova opção :)

Boa sorte!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Substrato para aquários de água doce - O que colocar no fundo do aquário?

Guia Rápido: Termos do Aquarismo

Guia Rápido: pH da Água e o pH do Peixe