Aquario super lotado - problemas e soluções

Aquario lotado pode dar problema?

Muita gente começa no aquarismo visitando lojas e dando de cara com aquarios cheinhos de peixes. 

É uma história bem comum: a pessoa toma os aquarios da loja por padrão, lota o primeiro aqua, e quando perde toda a fauna, mesmo se empenhando ao máximo, acaba desistindo porque acha que aquarismo não é para si. 
Bateria de peixes de uma loja de aquarismo
Peixes em lojas são como outros bichos em exposição: eles estão lá até encontrarem um lar. Eles não devem viver assim. 

Se você acabou de começar ou pensa em comprar um aquário, vale a pena dar uma conferida abaixo.

Quantos peixes posso ter no aquário?

Vamos ao que interessa primeiro. Não existe uma resposta simples para essa pergunta, porque peixes variam de tamanho, pH e o tempo disponível para cuidar do aquario influenciam. Contudo:
  • Peixes pequenos: 1 a cada 4 litros + 5 litros
  • Peixes médios: 1 a cada 7 litros + 10 litros
  • Peixes grandes: 1 a cada 18 litros + 20 litros 
Jumbos e peixes marinhos não entram aqui porque tem outras requisições. Eu recomendo que o iniciante comece com um aquario de fauna doce (que não seja jumbo) por conta dos cuidados extras que essas duas modalidades precisam. 

Esses litros a mais são "litros vagos".  



Você deve achar em outros lugares medidas diferentes (como 1 peixe a cada dois litros se for pequeno). Não esta "errado" mas a rotina que você precisará ter será mais intensa. Por isso, se vc esta começando, fique numa zona segura e confortavel até que pegue o jeito. Você sempre pode colocar mais peixinhos depois :)

Porque limitar peixes por litro? 


Peixes em doses homeopáticasMuita gente pensa que é apenas por causa do oxigênio e eles não estão de todo errados. Contudo toda materia organica (dejetos e detritos) em decomposição adiciona componentes na água como amônia e nitratos (que além de serem "venenosos", acabam limitando o oxigênio).

Muitas vezes você vai ver as pessoas falando das "condições da água". Água em más condições facilita aparecimento de algas, forma colonia de bacterias prejudiciais e envenena o peixe. Quanto mais peixes dentro do áquario, mais dejetos, e seu filtro tem um limite de quanta "porcaria de peixe" ele pode "processar".

Dessa maneira, dando estabelecendo uma "folga" na hora de adicionar os peixes, você tem "espaço de aprendizado". Qualquer dono de animal tem de aprender a cuidar dos bichos, mas peixes estão completamente a merce do dono. 
É comum querer colocar um monte de peixes de uma vez só. Mas o ideal é fazer aos poucos - assim você fica no controle do áquario. 

Adicionem alguns por vez. Isso pode inclusive ser muito gostoso. Você vai ter mais tempo de visitar lojas, falar com criadores na internet, encontrar amigos que tenham alevinos, enfim. 

Colocar peixes devagar pode ser um processo muito gostoso. Só não esquece de quarentenar o novo amiguinho. 

cascudo queen
Cascudos: existem vários tipos. Procure devagarinho o cascudinho do seu coração.


Filtragem 

Existem diferentes tipos de filtragem (e o ideal é usar mais de um, mas mais disso em outro post). Se você tem um bom filtro e ciclou seu aquário, você terá menos problemas com falta de oxigênio, amônia, água turva e pH.

O que é "ciclagem"e para que serve  

Ciclagem é o processo que o áquario deve passar antes de adicionar os peixes (vou falar com mais detalhes em outro post). É o processo que vai criar "bacterias boas", que irão criar um ambiente onde a amônia será decomposta em nitrito, e o nitrito em nitrato, que é um componente menos prejudicial e que precisa ainda assim ser eliminado. 

Rotina de limpeza

Mesmo com "folga", você ainda terá de ter uma rotina de limpeza para manter seus peixes sadios. Isso envolve retirar dejetos, detritos e trocar parcialmente a água (TPA) para evitar a sindrome da água velha.

Rotina recomendada

Uma vez por semana você vai:
  • Trocar 30% da água do aquário;
  • Durante a troca, sifonar o fundo.
Uma vez a cada dois meses você vai:
  • Limpar o filtro.

O que é sifonagem

É o processo de aspirar o fundo do aquário usando um sifão (que pode ser uma mangueirinha comum, mas isso vai dar um trabalhão. Existe alguns sifões bem baratos e que dão conta do recado). 

O ideal é fazer junto com a troca parcial de água porque esse processo retira água do áqurio.

pessoa sifonando áquario doce
Sifão: O aspirador de pó do seu aquário


É importante limpar sempre para impedir que muita sujeira fique acumulada no substrato. Escolher um substrato fácil de limpar pode fazer sua vida mais fácil, ou você pode simplesmente não colocar substrato

O que é TPA
Troca parcial de água, ou TPA, é a rotina de literalmente trocar a agua do aquário. Isso ajuda a controlar amônia, nitritos, nitratos, oxigênio, etc. 

É importante não trocar um monte de água do aquario - isso pode prejudicar as bacterias boas que vão fazer a filtragem biológica e ai em vez de solucionar o problema, o problema aumenta. 

Importante: a água da TPA precisa ser tratada. Vou falar em detalhes em outro post, mas em resumo:
  • Desclorifique;
  • Regule o pH;
  • Certifique-se de que não há amonia e outras substancias nela.
Não adianta fazer TPA com água mineral - muitos peixes não ficam bem em água dura, e muitas água minerais são super ricas em minério (que tem relação direta com a dureza da água - vc pode ler um pouco sobre isso nesse post). 

Use água do filtro e condicione a água - existem produtos no mercado para isso. 

Limpando o Filtro do aquário

Limpar o filtro do áquario é um processo a parte. O que você vai fazer:
  • Lavar os componentes;
  • Tirar todos os dejetos;
Importante: você não vai passar sabão, água da torneira - você vai usar a água do áquario. No dia de limpar o filtro você vai guardar a água da sua TPA num balde e usar ESSA água para limpar o seu filtro. Isso impede que você aniquile as bacterias boas que vivem dentro do filtro, e que são super importantes para o aquário. 

Essa limpeza é para tirar dejetos e outras impurezas físicas, não para estelizar o seu filtro. 

Repito: use a água do áquario para limpar o filtro

Rotinas diferentes, padrões diferentes

A quantidade de peixes vai ditar a sua rotina. E conforme você for aprendendo e pegando o jeito, você vai ver qual a rotina que vai deixar seu áquario balanceado com a quantidade de peixes que existem lá dentro. 

Algumas pessoas fazem mais trocas por semana, colocam filtragem mais sofisticada, adicionam plantas, adicionam animais que ajudam na limpeza (ou "turma da limpeza") e por ai vai. Mas é importante lembrar:
  • Não existem peixes que comem fezes. Cascudos e outros comem restos de comida e algas, o que ajuda a manter o aquário limpo. Lembre-se de que eles entram na conta de "vidas por litro". 
  • Se você não tem tempo nenhum, não escolha um betta como alternativa: eles precisam de filtragem por causa da amônia, nitritos, etc. Bettas vivem mais de 5 anos se bem cuidados. Em beteiras alguns não duram nem um ano. 

Eu quero algo fácil de cuidar

Isso não existe. Qualquer ser vivo exige atenção e cuidado. Até mesmo cactos - eles só florescem se bem cuidados, e sim, eles morrem de sede. 

Se você não tem tempo hoje, não fique chateado. Nossas vidas mudam muito a todo momento. Mas procure ter apenas aquilo pelo que você pode se responsabilizar sozinho. 

Digam se gostaram e deixem dúvidas e perguntas :)

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Substrato para aquários de água doce - O que colocar no fundo do aquário?

Guia Rápido: Termos do Aquarismo

Guia Rápido: pH da Água e o pH do Peixe